Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Depois de 13 dias sem divulgar boletim epidemiológico, prefeitura informa dados divergentes sobre o Coronavírus em Sapé

Novo boletim omite casos suspeitos e diminui o número de óbitos ocasionados pela Covid-19 em Sapé


Prefeito anuncia formação de comitê para coordenar
ações de enfrentamento à Covid-19

 

Depois de duas semanas sem qualquer informação sobre a pandemia de Coronavírus em Sapé, a Prefeitura voltou a divulgar o boletim epidemiológico através das redes sociais. A publicação se deu depois da cobrança da imprensa que questionava a falta de informação oficial sobre os dados epidemiológicos do município em plena onda de crescimento de casos de infecção por Covid-19 no país.

A nova publicação do boletim epidemiológico traz divergências dos dados apurados pela secretaria de saúde do Estado. As duas edições divulgadas pela prefeitura reduzem o número dos óbitos e omite os casos suspeitos, essas informações são as mais relevantes, pois demonstra a letalidade do vírus no município e um possível controle ou crescimento de infecções no município. Não se tem notícias oficiais de testagem, número de infectados por bairros ou qualquer outra medida oficial de enfrentamento à pandemia no município e as principais unidades de saúde continuam sem gestores nomeados para coordenar as ações do setor.




Boletim do Estado mostra que o número de óbitos no município de Sapé é 65


Até o momento não se sabe qual será a política de enfrentamento da pandemia no município e o próprio prefeito dá o mau exemplo dando entrevistas sem máscara e tendo contato com idoso sem qualquer protocolo. Durante a campanha eleitoral a prática de provocar aglomerações também era frequente pelo então candidato eleito e pelo seu principal adversário que representava a continuidade da gestão anterior.

Somente hoje (15) foi anunciada a formação de um comitê que será responsável pela definição de ações para o controle da pandemia no município. Na primeira reunião, foram definidas estratégias que serão implementadas para o combate à pandemia, além de estabelecer as medidas de prevenção a serem implementadas, o planejamento para a imunização da população com a chegada da vacina e a estratégia que será aplicada para a retomada dos diversos segmentos que foram afetados após a doença. Essas estratégias e ações ainda não foram anunciadas.

O comitê é formado pela infectologista Maria Aparecida de Menezes Maciel, representando a Secretaria de Saúde; a secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro; o secretário de Finanças, Normando Paulo de Souza Filho; a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fernanda Mendes Cabral e o procurador-geral do município, Aderbal de Brito Villar.

Vamos aguardar as ações concretas do setor de saúde do município no combate ao Coronavírus no município.

Veja fotos da entrevista do prefeito sem qualquer protocolo de prevenção.











Por Jorge Galdino - Jornalista

Visualizações


Voltar à Página Inicial do Blog

Mais lidas