Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Prefeito de Sapé quer instituir lei que já existe para padronizar comunicação institucional

“Tempo de Desenvolvimento” é o slogan da nova gestão municipal 

O prefeito de Sapé, Sidnei Paiva de Freitas (Podemos), publicou nas redes sociais que sua gestão criou uma nova identidade visual em que o brasão do município e as cores da bandeira passaram a ser símbolos oficiais. “Nossa identidade visual passou por mudanças, garantindo o brasão do município e as cores da bandeira como símbolos oficiais da nova gestão, que iniciou os trabalhos em 1º de janeiro”, diz a nota da prefeitura. 

Sidnei Paiva decidiu que também vai enviar à Câmara Municipal um Projeto de Lei que determina a utilização do brasão e as cores do município em todas as gestões daqui para frente. Ele informou que o material será preparado para que haja a padronização de símbolos e de cores.
“Para a administração não pode haver nenhuma modalidade de relação pessoal, a fim de beneficiar ou prejudicar alguém. Temos que observar que o interesse público é que tem que nortear seu comportamento. Por isso, decidimos utilizar na gestão o brasão e as cores da nossa cidade. Com o apoio dos vereadores, passaremos a tornar isso uma lei, para que os próximos governos também utilizem a mesma marca, garantindo assim um dos princípios fundamentais da administração pública que é a impessoalidade”, destacou o prefeito. 

A intenção de padronizar e utilizar os símbolos oficiais teria o objetivo de dar impessoalidade à comunicação institucional do município. Contudo, a utilização dessa padronização não é novidade e já existe inclusive legislação que aborda o tema. Há pelo menos 12 anos que as gestões anteriores já utilizam o brasão, bandeira e cores oficiais como padrão no município de Sapé. A lei Orgânica do Município já institui o brasão, a bandeira e o hino como símbolos do município e desde 2007 existe lei que obriga o gestor público a utilizar esses símbolos inclusive em pinturas de prédios públicos e fardamento de alunos.

Em 2013, uma nova lei municipal também aborda o tema (Lei nº 1129/2013). A lei inclusive veta a utilização de símbolos, expressões, nomes, imagens ou cores que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos, adéqua a pintura de prédios públicos, fardamento e cria a exceção para o uso de painéis artísticos, mosaicos ou qualquer outra manifestação cultural que venha valorizar nossos artistas e história. Nesse caso, qualquer cor poderá ser usada.

O brasão e a bandeira são símbolos heráldicos oficiais, aprovados pela Câmara Municipal em lei específica, desde 1984, nas cores azul e branco, os tamos de cana de açúcar e abacaxi representando as culturas da terra e as abelhas representando as usinas de açúcar.

A nova gestão municipal, mesmo diante da aparente preocupação com a impessoalidade, instituiu o novo slogan que identifica a gestão (Tempo de Desenvolvimento), um hábito de todos os gestores públicos em todas as esferas de governo. O slogan, apesar de não personalizar o gestor, serve para fazer referência à gestão, uma forma de dizer “quem fez o que e quando”, um jeitinho brasileiro de deixar a marca do gestor nos atos administrativos.


Por Jorge Galdino - Jornalista


Visualizações


Voltar à Página Inicial do Blog

Mais lidas